Fábio Góis
A presidenciável petista Dilma Rousseff teve uma boa notícia neste sábado (9). Segundo a primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Datafolha depois da votação do último domingo (3), Dilma lidera a corrida presidencial com 54% dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos), contra 46% do candidato do PSDB, José Serra.
Em maternidade, Dilma atribui a PSDB polêmica sobre aborto
Serra se diz ambientalista, mas tropeça no termo bioma
Dilma tem com 48% dos votos totais, considerando-se os votos em branco ou anulados, contra 41% do tucano.
Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa foi realizada sexta (8) em 201 municípios do país, e colheu as intenções de voto de 3.265 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Como a sondagem foi feita no dia da reestreia do programa eleitoral gratuita de rádio e TV, avalia o instituto, os números podem não traduzir a vontade do eleitorado com fidelidade, uma vez que não leva em consideração o impacto dos programas veiculados por ambos os candidatos.
Serra sobe mais
O mais recente levantamento feito pelo Datafolha foi em 1º e 2 de outubro, na vépera da eleição. Dilma tinha 50% das intenções de votos válidos, Serra, 31% e Marina Silva (PV), 17%.
Ou seja, a candidata do PT ganhou quatro pontos percentuais. Serra ganhou muito mais: 15 pontos.
O instituto avalia que a liderança de Dilma se deve aos votos do Nordeste, onde está o número mais elevados de beneficiários do Programa Bolsa Família, carro-chefe do governo Lula que é usado como moeda eleitoral pela candidata petista. Naquela região, Dilma tem 62% das intenções de voto, o dobro dos 31% registrados para o candidato tucano.
O instituto acredita ainda que a maior parte dos eleitores que votaram em Marina Silva agora prefere José Serra. O Datafolha diz que Serra herdou 51% e Dilma 22% dos quase 20 milhões de votos conquistados pela ex-ministra do Meio Ambiente. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram exatamente 19.636.359 milhões de votos, ou 19,33% dos votos válidos.
De acordo com o TSE, no primeiro turno Dilma recebeu 47.651.434 milhões de votos (46,91%), enquanto Serra alcançou 33.132.283 milhões (32,61%). Já Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) recebeu 886.816 mil votos, ou 0,87%, bem abaixo de sua antecessora do Psol no pleito de 2006, Heloísa Helena, que amealhou 6.575.393 milhões de votos, 6,8% do total.