Renata Camargo
A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje (27) em visita ao Congresso que “não vê muita importância” na criação de um ministério específico para tratar sobre segurança pública. As críticas foram direcionadas à proposta do pré-candidato do PSDB, José Serra (SP), que sugeriu a criação de uma pasta específica para tratar do tema.
Para Dilma, o Ministério da Justiça tem “desempenhado bem essa função de segurança pública”. A pré-candidata ressaltou também que os recursos federais para a área têm crescido. “O Ministério da Justiça tem um caráter muito forte de segurança pública. Dentro daquela idéia de não ficar criando ministério para tudo, então eu não vejo muita importância nisso. O foco na segurança pública eu considero importante e nós temos o que apresentar. A segurança pública foi uma questão estrutural”, disse Dilma.
A ex-ministra do governo Lula participa nesta manhã de um evento da União Brasil Caminhoneiros, que ocorre no Senado. Em sua chegada, Dilma disse ainda que, durante o governo Lula, foram criados quatro presídio federais de segurança máxima e que 78% do orçamento do Ministério da Justiça são destinados à área de segurança pública. Dilma destacou ainda que no atual governo federal foi criado o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Leia ainda:
Estado de São Paulo pratica pena de morte ilegal
Autoridades envolvidas silenciam