A presidente Dilma Rousseff vai indicar o nome do jurista Luiz Edson Fachin para a vaga do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Fachin é professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, a indicação de Fachin foi comunicada na tarde desta terça-feira (14) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Fachin já foi sondado outras vezes a ocupar uma cadeira no STF. Ele chegou a disputar vaga que hoje é ocupada pelo ministro Luís Roberto Barroso. Fachin era visto com ressalvas por setores do PMDB por sua proximidade com movimentos sociais. Essa é a quinta indicação de Dilma a um ministro do STF.
Nascido em 1958, Fachin é graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Ele também detém pós-doutorado pelo Ministério das Relações Exteriores do Canadá.
Desde agosto do ano passado, a presidente Dilma Rousseff (PT) resistia em fazer indicações para o substituto de Joaquim Barbosa, que deixou a corte em agosto. A demora na indicação gerou críticas do próprio Supremo e obrigou a Corte a transferir o ministro Dias Toffoli da 1ª para a 2ª Turma do STF, onde tramitam os autos da Operação Lava Jato.
Leia também