Os manifestantes pró-impeachment que estão acampados no gramado da Esplanada dos Ministérios fizeram uma releitura da tradicional malhação de Judas. O rito católico é realizado sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, apóstolo de Jesus Cristo que teria entregue aos seus algozes.
Na encenação feita pelos manifestantes em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), segundo apuração do portal Metropoles, dois bonecos um boneco simbolizando a presidente Dilma Rousseff e o pixuleco do ex-presidente Lula foram surrados e queimados. As pessoas também gritavam palavras de ordem a favor do juiz Sérgo Moro e pediam a retirada do PT do poder.
Segundo o site, a boneca da presidente Dilma recebeu mais atenção dos manifestantes. Produzida no tamanho de uma pessoa, vestida com blusa vermelha e calça preta, ela foi totalmente danificada pelos manifestantes. Já o pixuleco de Lula era um boneco de borracha, já visto nas manifestações pró-impeachment, e em tamanho pequeno.
O ato também foi realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo organizadores do grupo Resistência Popular.
A tradição de malhar Judas consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia.
Leia também
Veja o vídeo