Edson Sardinha
A presidenta Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias por causa da morte do senador e ex-presidente Itamar Franco. Ele morreu neste sábado, aos 81 anos, em São Paulo. Dilma deve ir ao velório do ex-presidente em Juiz de Fora (MG). Em nota, a presidenta afirmou que recebeu com tristeza a morte de um homem que teve uma ?trajetória exemplar?.
Itamar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) nessa madrugada. Ele estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein e lutava contra a leucemia e uma pneumonia aguda. Ele será substituído no Senado pelo presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela (PDT-MG), seu primeiro suplente.
Morre o senador e ex-presidente Itamar Franco
O topete de Itamar vai fazer falta
Pela manhã, Dilma conversou pelo telefone com o ex-ministro Henrique Hargreaves, um dos amigos mais próximos de Itamar. Ela ofereceu à família do ex-presidente o Palácio do Planalto para o velório. Mas, segundo Hargreaves, a família contou que o desejo de Itamar era de ser velado em Minas. O corpo será velado em Juiz de Fora (MG), cidade onde o ex-presidente começou sua trajetória política, e em Belo Horizonte, onde deve ser cremado.
Leia a íntegra da nota de Dilma:
“Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do País em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta.
Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”
Leia também