A presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de R$ 5,4 bilhões em investimentos para o transporte público em São Paulo. Os valores serão investidos na expansão da linha 2 do metrô da capital paulista, entre Vilas Prudente e Formosa, no aumento da linha 9 do trem urbano para a Zona Sul e na criação de trem urbano ligando a Zona Leste ao aeroporto de Guarulhos. Também haverá modernização de 19 estações do trem metropolitano.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25), em São Paulo, ao lado do governador do estado, Geraldo Alckmin, e do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. “Investir em metrô é absolutamente essencial. Primeiro, garante um transporte sem interrupção do trânsito, com capacidade de escoamento diferenciada, rápida, eficiente e segura. Segundo, porque o metrô é o grande eixo de integração de modais em qualquer sistema de transporte do mundo, principalmente em áreas conurbadas, ou metropolitanas adensadas, como é a de São Paulo”, afirmou Dilma.
A presidente ainda disse hoje que o governo federal vai investir R$ 33 bilhões investimento em mobilidade urbana em São Paulo. Para isso, haverá um financiamento concedido pelo governo, com prazo de pagamento de 30 anos, com cinco anos de carência e juros subsidiados.
Leia também