A pouco mais de uma semana do primeiro turno das eleições deste ano, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 40% das intenções de voto, enquanto sua principal adversária na corrida pelo Palácio do Planalto, Marina Silva (PSB), aparece com 27%. O presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, continua em terceiro lugar, com 18%.
Os dados são de pesquisa do Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (26). Em levantamento anterior do instituto, da semana passada, a petista tinha 37%; Marina, 30%; e Aécio, 17%.
Na pesquisa divulgada hoje, os outros candidatos somam 4%. Brancos e nulos: 5%. E indecisos: 6%.
Segundo turno
Leia também
Em simulação de segundo turno, a candidata do PT tem 47% das intenções de voto e a do PSB, 43%. De acordo com o Datafolha, “embora persista o empate técnico no limite da margem de erro, há maior probabilidade de Dilma estar à frente de Marina neste cenário”.
É a primeira vez que Dilma surge numericamente à frente nesse tipo de simulação do Datafolha. Na semana passada, o placar era 46% a 44% para a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. No final de agosto, a pessebista tinha dez pontos de vantagem sobre Dilma (50% a 40%).
PublicidadeEm cenário com o tucano, a pesquisa indicou que Dilma seria reeleita, por 50% a 39%.
O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios ontem e hoje. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, está registrada na Justiça eleitoral sob o número BR-00782/ 2014.
A presidente continua com a maior taxa de rejeição: 31%. Marina Silva é rejeitada por 23% dos entrevistados e 20% disseram que não votariam em Aécio de jeito nenhum.