Adotou-se, como metodologia, a consulta a jornalistas, parlamentares, pesquisas eleitorais, especialistas, e também partiu-se do pressuposto de que os candidatos à reeleição, deputados estaduais, vereadores de capitais e ex-prefeitos de grandes centros, bem como os suplentes bem votados na eleição anterior, dependendo da coligação, são competitivos.
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Advirta-se, desde logo, que levantamentos com essas características, destinados a identificar os candidatos mais competitivos, estão sempre sujeitos a imprecisões e surpresas, razão para qual o fato de constar o nome nesta lista não significa que será eleito nem a ausência significará derrota. Trata-se de um esforço de antecipar tendência em relação à composição das bancadas, identificando os candidatos com potencial de eleição.
De acordo com a tabulação dos dados, que considera o possível desempenho eleitoral de cada partido em cada uma das 27 unidades da federação, a Câmara dos Deputados continuará muito pulverizada, com a redução das bancadas dos principais partidos em relação ao pleito de 2010 e aumento do número de agremiações com representação na Câmara, que deve passar de 22 para 28, conforme tabela abaixo.
Partido | Bancada eleita 2002 | Bancada eleita 2006 | Bancada eleita 2010 | Bancada atual | Prognóstico 2014 | ||
Mínima | Média | Máxima | |||||
PT | 91 | 83 | 88 | 88 | 70 | 82 | 95 |
PMDB | 75 | 89 | 78 | 72 | 48 | 60 | 73 |
PSD | 0 | 0 | 0 | 45 | 29 | 38 | 48 |
PSDB | 70 | 66 | 53 | 44 | 36 | 44 | 53 |
PP | 49 | 41 | 41 | 40 | 29 | 35 | 41 |
PR | 32 | 25 | 42 | 32 | 23 | 27 | 32 |
DEM | 84 | 65 | 43 | 28 | 20 | 22 | 25 |
PSB | 22 | 27 | 34 | 24 | 23 | 28 | 34 |
SD | 0 | 0 | 0 | 21 | 16 | 18 | 20 |
PROS | 0 | 0 | 0 | 20 | 15 | 17 | 20 |
PTB | 26 | 23 | 21 | 18 | 18 | 22 | 27 |
PDT | 21 | 24 | 28 | 18 | 13 | 15 | 18 |
PCdoB | 12 | 13 | 15 | 15 | 12 | 16 | 20 |
PSC | 1 | 9 | 17 | 12 | 11 | 13 | 16 |
PRB | 0 | 1 | 8 | 10 | 10 | 13 | 16 |
PV | 5 | 13 | 15 | 8 | 9 | 11 | 14 |
PPS | 15 | 22 | 12 | 6 | 9 | 10 | 11 |
Psol | 0 | 3 | 3 | 3 | 2 | 3 | 4 |
PMN | 1 | 3 | 4 | 3 | 3 | 3 | 4 |
PTdoB | 0 | 1 | 3 | 3 | 3 | 3 | 4 |
PRP | 0 | 0 | 2 | 2 | 2 | 3 | 4 |
PEN | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 2 | 3 |
PTC | 0 | 3 | 1 | 0 | 1 | 1 | 2 |
PHS | 0 | 2 | 2 | 0 | 1 | 1 | 2 |
PRTB | 0 | 0 | 2 | 0 | 1 | 1 | 2 |
PSDC | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 2 |
PTN | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
PSL | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 2 |
Fonte: Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) |
A provável redução da bancada ou o número de eleitos se justifica, entre outras razões, pela criação de partidos em 2013, como PSD, Pros e SD, que tiveram importantes adesões, com a consequente perda de parlamentares em todos os grandes e médios partidos, com exceção do PT.
Segundo o prognóstico do Diap, apesar de menores, o PT e o PMDB continuarão, respectivamente, como primeira e segunda maiores bancadas. O PSDB continuará em terceiro lugar e o PSD e o PP disputam a quinta posição. O PR e o PSB disputam a sexta posição, seguidos do DEM, do PTB, do Pros, do SD, do PDT e do PCdoB.
Apenas dois partidos (PT e PMDB), que certamente terão mais de 50 deputados, poderão ser classificados como grandes. Na categoria de médio, com entre 20 a 49 deputados, podemos citar PSDB, PP, PSD, PSB, PR, DEM e PTB. Podem ser enquadrados como pequenos, com entre 10 a 19 deputados, os partidos: PRB, PV, PPS, SD, Pros, PDT, PCdo B e PSC. Na condição de muito pequenos, apelidados pejorativamente de nanicos, com menos de dez deputados, podemos citar: Psol, PMN, PTdoB, PRP, PRTB, PTC, PEN, PHS, PSDC, PTN e PSL.
A julgar pelos aspectos apontados, o próximo presidente da República, seja quem for, terá que negociar com vários partidos no varejo (caso a caso) para formar maioria pontual e, acima de tudo, ficará na mão dos partidos médios (muitos dos quais fisiológicos). Num cenário desses, as chances de reformas estruturais são praticamente nulas. Ou haverá pressão popular ou o toma-lá-dá-cá tende a aumentar.
*Antônio Augusto de Queiroz é jornalista, analista político e diretor de Documentação do Diap.