Como medida preventiva para se evitar um surto de febre amarela, todos os postos de saúde pública do Distrito Federal ficaram abertos hoje para realizar a vacinação contra a doença. Amanhã eles também irão funcionar entre 8h e 17h.
Nesta semana, foram encontrados dois macacos mortos no Parque Nacional de Brasília com suspeita de febre amarela. Além disso, outros quatro macacos mortos foram achados em áreas residenciais do Distrito Federal.
Como o parque, conhecido como Água Mineral, fica próximo à residência oficial da Granja do Torto, onde o presidente Lula costuma passar seus finais de semana e irá passar a noite de reveillon, a casa recebeu hoje (29) a visita de agentes sanitários.
A febre amarela é provocada pela picada do mosquito Aedes Aegypt, o mesmo que transmite a dengue. Além da vacinação, uma maneira de se evitar a doença é eliminar os focos de reprodução desse mosquito, que põem seus ovos em água parada.
Ontem (28) o secretário de Saúde do Distrito Federal, Geraldo Maciel, garantiu que todas as medidas que estão sendo tomadas são preventivas e que não há motivo para alarde. No Distrito Federal, cerca de 90% da população foi vacinada nos últimos dez anos contra a febre amarela e, portanto, está imune à doença.
Leia também
Além disso, o secretário ressaltou que o resultado das autópsias nos macacos mortos só deve sair em 30 dias e que a febre amarela ainda não foi confirmada como causa mortis. (Soraia Costa)
Deixe um comentário