A Infraero chegou a confirmar a reabertura da pista principal do aeroporto de Congonhas ontem, mas voltou atrás por causa da chuva. No fim da tarde, a reabertura da pista tornou-se ainda mais inviável: a ruptura de uma canaleta que ajuda no escoamento de água provocou um deslizamento de terra sobre o muro de contenção que separa a pista de pouso da avenida Washington Luís.
A canaleta foi danificada pelo avião da TAM que chocou-se com um terminal de cargas do outro lado da avenida, mas até ontem não havia sido tomada uma providência para reparar o problema. A terra, encharcada pela chuva, cedeu. A Defesa Civil vai analisar hoje se há risco de desabamento e só então será estudada a reabertura da pista.
A pista auxiliar de Congonhas reabriu para pouso há pouco, após ficar fechada durante três horas. Desde ontem, porém, Gol e TAM decidiram não pousar em Congonhas enquanto estiver chovendo.
Segundo a Infraero, dos 75 vôos previstos para partir do aeroporto até as 10h da manhã de hoje, 36 foram cancelados, 3 estão atrasados e 11 foram desviados para Guarulhos. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, não teve cancelamentos, mas 30% dos vôos estão atrasados. (Carol Ferrare)