Renata Camargo
Um cruzamento feito a partir do levantamento realizado pelo Congresso em Foco revela que os cinco deputados que mais viajaram ao exterior com passagens aéreas da cota da Câmara são milionários. As informações, publicadas no jornal Folha de S. Paulo neste domingo (26), foram obtidas a partir da análise da lista deste site com declarações de bens dos parlamentares à Justiça Eleitoral.
Os deputados que mais viajaram ao exterior com dinheiro público – Dagoberto Nogueira (PDT-MS), Léo Alcantara (PR-CE), Marcelo Teixeira (PR-CE), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Jilmar Tatto (PT-SP) – têm patrimônio, cada um deles, superior a R$ 1 milhão. Juntos eles tiveram 167 voos realizados. Muitos bilhetes comprados para familiares e amigos.
“A defesa da farra [das passagens] no plenário da Câmara indica apenas que os doutores não estão entendendo nada. Quem paga essas contas é uma patuleia que pouco viaja ao exterior e, quando o faz, economiza centavos para comprar um iPod pela metade do preço”, comentou no texto o colunista da Folha Elio Gaspari.
No último dia 22, o Congresso em Foco publicou a lista com os 216 parlamentares que viajaram ao exterior utilizando a cota de passagens aéreas da Câmara no período de janeiro de 2007 a outubro de 2008. Como mostrou a reportagem, os destinos mais cobiçados foram Miami, Paris e Buenos Aires.
Lista resumida com a quantidade de voos de cada um, em ordem decrescente
Lista completa, em ordem alfabética, com nome dos passageiros e destinos
Maioria da Câmara usou cotas para voos ao exterior
Os parlamentares gostam mesmo é dos EUA