A bancada do Centro-Oeste na Câmara dos Deputados vai pressionar o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP) para colocar em votação ainda neste ano o PLP 184/04, que prevê a volta da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A intenção dos deputados é que a região já tenha verbas exclusivas para 2009 na faixa de R$ 1,4 bilhão. Se isso não acontecer, o dinheiro seria remanejado da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano. "Teríamos aproximadamente R$ 500 milhões para o Centro-Oeste", afirmou a senadora Lúcia Vânia, que relatou o projeto no Senado.
Por conta da pressa em contar com recursos para a região, deputados marcaram uma reunião com Chinaglia para às 14h30 de hoje (9). A intenção é convencer o presidente da Câmara a colocar a proposta em votação. Para aumentar a pressão, os quatro governadores que participaram da audiência pública da manhã desta terça-feira – José Roberto Arruda (DF), Alcides Rodrigues (GO) e André Puccinelli (MS), e o vice-governador do Mato Grosso, Sinval da Cunha Barbosa. "Não interessa a ninguém no Brasil que a Sudeco não seja aprovada logo", afirmou Arruda.
Leia também
Para o deputado Pedro Henry (PP-MT), "é preciso ter eficiência política". Ele acredita que já passou o momento de se fazer sugestões ao projeto. "A peça que foi aprovada no Senado é muito melhor do que a da Câmara", opinou. "Agora temos que fazer de tudo para ela ser votada ainda em 2008", completou. A reunião, prevista para iniciar às 14h30, ainda não começou. O tema foi discutido em audiência pública hoje pela manhã (leia mais).
"Temos que ser objetivos. Precisamos primeiro aprovar, fazer um trabalho rápido a partir de agora à tarde", disse Marcelo Melo (PMDB-GO). O deputado goiano lembrou que a Câmara só votará projetos até a próxima semana. Depois, só volta aos trabalhos em março. "Precisamos convencer o presidente Arlindo [Chinaglia] a importância desse projeto para o país, não só para o Centro-Oeste", disse. (Mário Coelho)