Edson Sardinha
Em cerimônia que durou 40 minutos, a Câmara empossou os 513 deputados que farão parte da 54ª legislatura. O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), chamou quatro deputados para ajudá-lo a comandar a sessão na qual os parlamentares fizeram o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Antes disso, houve a execução do hino nacional. A cerimônia foi acompanhada pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), que presidiu a Casa até dezembro.
Após a leitura do termo de compromisso, os deputados passaram a ser chamados um a um pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), atual segundo-secretário da Mesa. Para reafirmar o compromisso geral, cada um deles teve de dizer: “Assim o prometo”. Campeão de votos entre todos os 513, o comediante Tiririca (PR-SP) foi um dos mais aplaudidos ao fazer o juramento. Ele recebeu 1,3 milhão de votos.
Os deputados foram chamados por bancada estadual, do Norte para o Sul, respeitando-se em cada estado a ordem alfabética. Concluída a sessão de posse, os parlamentares se concentram agora na definição dos cargos da Mesa e das presidências das comissões permanentes. Às 15h, os líderes se reunirão para definir os candidatos aos cargos da Mesa, formada pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A eleição começará às 18h e deve se estender por três a quatro horas. São candidatos, até o momento, Marco Maia e Sandro Mabel (PR-GO).
Saiba mais sobre o novo Congresso
Esquerda terá presença inédita no Congresso
Nova Câmara tem predomínio da área de direito