Fábio Góis
A Assembleia Legislativa de Tocantins escolheu o deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) para exercer o mandato tampão de 14 meses em substituição a Marcelo Miranda (PMDB), ex-governador que teve a cassação de mandato confirmada no mês passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A escolha foi por meio de eleição indireta, com votos apenas de deputados estaduais, e foi quase unânime: 22 dos 24 parlamentares votaram em Gaguim.
Estavam na disputa, além do peemedebista, os deputados Joaquim Rocha (PHS) e Adail Pereira de Carvalho (PSDC).
Segundo a assessoria da Assembleia, os parlamentares justificaram seus votos em breves discursos, nos quais ressaltaram a importância de apoiar o governo neste período final. Os deputados também enfatizaram que, por meio da eleição indireta, estavam a manifestar os anseios de seus representados na sociedade.
Ainda segundo a assessoria, a eleição teve o acompanhamento do do procurador-geral de Justiça, Clenan Renault Pereira, do presidente seccional tocantinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), Ercílio Bezerra, e do presidente da associação dos defensores públicos do estado, Murilo Machado.
Uma sessão extraordinária, já convocada pelo deputado que presidiu a eleição, Júnior Coimbra (PMDB), marcará a renúncia de Gaguim como deputado, exigência legal para que ele assuma o governo. Assim, Osires Damaso (DEM), suplente do agora governador, poderá tomar posse na Assembleia.
Leia mais: Tocantins deve conhecer hoje novo governador