A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Casa do Amigo, entidades filantrópicas situadas no município paulista de Indaiatuba, receberam em 2004 três ambulâncias do deputado federal Neuton Lima (PTB-SP). O parlamentar fez as emendas para a aquisição e entregou pessoalmente os veículos. De acordo com as duas entidades, os projetos já chegaram prontos com o nome da Planam nos convênios.
Em nota, a Apae diz que "o deputado federal Neuton Lima propôs a doação de duas ambulâncias através de uma emenda no orçamento da União para a entidade".
A entidade informou ter recebido R$ 100 mil do Ministério da Saúde, no dia 31 de maio de 2004, para adquirir duas unidades equipadas: "A assessoria do deputado federal Neuton Lima indicou a empresa Planam para o fornecimento das duas ambulâncias".
De acordo com a Apae, os veículos foram entregues no dia 2 de junho de 2004 e, depois de recebê-los, a Divisão de Convênios do Ministério da Saúde em São Paulo fez uma vistoria. Na oportunidade, diz a nota, foram constatadas "irregularidades quanto aos veículos fornecidos e o preço pago, razão pela qual foi solicitado pela Apae, junto ao deputado, que resolvesse o impasse", informou a entidade.
Leia também
Segundo a Apae, haviam sido entregues duas Fiorino sem equipamentos ambulatoriais, quando o acordo original previa dois Fiat Doblô equipados. Depois da vistoria técnica, os veículos foram substituídos, sanando-se a falha identificada.
A mesma situação ocorreu com a Casa do Amigo. Assessores do deputado entraram em contato com a entidade e informaram que uma licitação já havia sido realizada. Eles afirmaram que a Planam foi a empresa que apresentou o melhor preço.
Uma fiscalização realizada depois que a Fiorino foi entregue revelou que a ambulância não custava mais de R$ 25 mil e só possuía uma maca e um cilindro de oxigênio. Ela foi trocada por um Fiat Doblô, desta vez equipado.