Rudolfo Lago
O deputado Leonardo Prudente, presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, vai renunciar ainda hoje. A renúncia de Prudente, o deputado da meia, era um lance já esperado. Desde que foi afastado pela Justiça da condução dos processos relacionados à investigação do mensalão e ao processo de impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, Prudente vinha sendo pressionado para renunciar.
É que, enquanto permanece no cargo, a condução dos processos de apuração do mensalão ficam por conta do vice-presidente, Cabo Patricio, que é do PT. Com a renúncia, Patrício tem que convocar novas eleições em uma semana. Nesse caso, será eleito um novo deputado da base de Arruda, que tem ampla maioria. Com isso, o controle da apuração retorna às mãos do governador do DF.
O canto de cisne de Patrício será, assim, o depoimento amanhã (26) de Durval Barbosa, delator e principal testemunha do mensalão. Durval deporá para a CPI do Mensalão ainda com a Câmara sob o comando de Cabo Patrício. A expectativa é que os deputados da base boicotem o depoimento.