O deputado Cabo Júlio (PMDB-MG) foi ao plenário da Câmara protestar contra a divulgação da lista dos parlamentares que gastam altas somas com combustíveis. No discurso, ele exigiu que a Mesa da Câmara tome providências para punir os jornalistas que, segundo ele, estariam generalizando e tentando colocar no mesmo balaio os 513 deputados.
Ele também protestou contra a decisão da Mesa de discutir a mudança da destinação da verba indenizatória, por causa da suspeita de uso de notas frias pelos parlamentares para justificar os gastos. O corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI) sugeriu que a verba para combustíveis seja limitada a R$ 4,5 mil mensais.
“Se tem bandido aqui, que se puna o bandido. Agora, não se pode mudar a destinação da verba, que é legal, por causa da imprensa. Não podemos deixar que essa Casa seja pautada pela imprensa. A Mesa tem o dever de punir os jornalistas da Rede Globo que estão fazendo essa generalização”, reclamou Cabo Júlio.
Ele ainda reclamou das críticas com os gastos em passagens aéreas. “Querem o quê? Que nós venhamos trabalhar de bicicleta?”, protestou.
Leia também
Na presidência da sessão, o primeiro secretário Inocêncio de Oliveira (PL-PE) respondeu que o assunto seria tratado em reunião da Mesa na tarde de hoje, na casa do presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP).