Um dia após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter decidido que os mandatos parlamentares pertencem aos partidos, a deputada Jusmari Oliveira (BA) desafiou ontem (28) a Justiça e trocou o PFL, chamado agora de Democratas (DEM), pelo PR. “O eleitor votou na deputada que estava lá e que busca melhoria para a região. Meu eleitor não votou no PFL”, discursou Jusmari, que deixou o antigo partido depois de 20 anos de filiação.
A deputada afirmou que não tem medo de ser obrigada a devolver a sua vaga na Câmara, que será reivindicada pelo DEM. Para ela, o seu mandato pertence ao povo e não ao partido. “Covardia é coisa que nunca vou ter”, declarou ao jornal O Estado de S. Paulo.
O PR é o principal destino dos parlamentares que trocaram de legenda desde as eleições e que, com a decisão do TSE, correm o risco de ter de devolver o mandato. Criado a partir da fusão do PL com o Prona no início do ano, o partido tem agora 41 deputados e quatro senadores. Em outubro, o PL elegeu 23 deputados e três senadores e o Prona, dois deputados.
Jusmari disse que sua mudança partidária não foi motivada por nenhuma benesse governista, mas pela falta de atenção dispensada a ela por seu antigo partido. “Pedidos e pleitos que levava ao meu antigo partido não surtiam mais efeito. O PFL não representa mais a ideologia do meu povo.” (Edson Sardinha)
Leia também