Rodolfo Torres
O DEM divulgou nesta sexta-feira (24) uma nota de apoio ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. O documento, assinado pelo presidente nacional do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirma que o presidente da mais alta corte de Justiça do Brasil “cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito”.
“Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica”, afirma a nota.
O partido também lamenta as “agressões e expressões insultuosas” que o presidente do STF vem sofrendo nos últimos dias. “A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação.”
Hoje, um pequeno grupo de ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) realizou uma manifestação em frente ao Supremo contra Gilmar Mendes. O grupo quer que o ministro “saia às ruas” e não volte a presidir a mais alta corte de Justiça do país. De acordo com o professor de ciências políticas João Francisco Araújo Maria, líder da manifestação, o presidente do STF está “desmoralizando o Judiciário”. (leia mais)
Nessa quarta-feira, Gilmar Mendes e o ministro do STF Joaquim Barbosa discutiram no plenário da corte. Barbosa disse que Gilmar estava destruindo a credibilidade do judiciário e pediu que o presidente do STF fosse às ruas para sentir a receptividade dos brasileiros. (leia mais)
Confira a íntegra da nota do DEM
A Comissão Executiva Nacional do Democratas vem a público manifestar seu apoio, sua confiança e seu respeito ao ministro Gilmar Mendes que, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito.
Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica.
De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço. A despeito dos obstáculos, o ministro tem sido exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional.
O comando do Democratas lamenta que o presidente do STF, a mais elevada corte do Poder Judiciário, tenha sido vítima de agressões e expressões insultuosas. A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação. Só assim, vamos avançar no sentido da construção de um ambiente nacional civilizado e amigável, em compasso com a nossa gente, com os nossos costumes e nossos valores.
Brasília, 24 de abril de 2009
Rodrigo Maia
Presidente Nacional do Democratas
Deixe um comentário