O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares vai depor sem proteção judicial amanhã na CPI dos Bingos. O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta segunda-feira o pedido de habeas corpus encaminhado à Corte pela defesa do petista.
Sem o amparo da liminar, Delúbio fica impedido de negar-se a responder às perguntas dos parlamentares – situação delicada, já que a maioria da comissão é integrada por oposicionistas. Os senadores querem esclarecimentos do ex-tesoureiro a respeito de uma suposta doação de R$ 1 milhão de donos de bingo para campanha do presidente Lula em 2002. Na época, Delúbio era o responsável pelas finanças do comitê nacional.
O ex-tesoureiro terá de falar também a respeito das recentes revelações do ex-secretário geral do partido, e amigo de Delúbio, Silvio Pereira. Em entrevista ao jornal O Globo há duas semanas, ele afirmou que o plano do empresário Marcos Valério de Souza era lucrar R$ 1 bilhão com o PT no governo. Valério, apontado como operador do mensalão, foi apresentado por Delúbio aos petistas.
Os integrantes da comissão aproveitarão também para questioná-lo sobre o suposto pedido de milhões de dólares ao banqueiro Daniel Dantas para a campanha do PT. Em troca, de acordo com Dantas, o governo evitaria embaraços para o Banco Opportunity.
Deixe um comentário