O ministro da Defesa, Nelson Jobim, recebeu na noite desta terça-feira (26) o pedido oficial para enviar a Força Nacional de Segurança ao Rio de Janeiro durante o período eleitoral. O pedido foi encaminhado pela Presidência da República.
Caberá ao Ministério da Defesa definir quais serão as áreas que vão receber reforço na segurança. Jobim vai se reunir ainda nesta semana com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, para tratar da questão.
Conforme ressaltou Ayres Britto, após participar hoje de ciclo de audiências públicas como parte da Campanha "Eleições Limpas”, o reforço na segurança para o processo eleitoral “está saindo do papel”. Ele explicou que já recebeu um mapemaneto das áreas críticas do Rio e que “mais de 20 comunidades” terão reforço na segurança.
Por sua vez, Jobim afirmou ontem que as tropas federais não vão proteger os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro. De acordo com ele, não é tarefa da Força Nacional “ciceronear candidato”. “As tropas vão assegurar a manifestação da população e a livre circulação”, explicou Jobim. (Rodolfo Torres)
Leia também
Leia também