Mário Coelho
A decisão sobre o vice na chapa do tucano José Serra à presidência da República deve ficar para quarta-feira (30). Durante todo o dia de hoje (28), o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), esteve reunido com a cúpula do PSDB – com um intervalo para assistir ao jogo entre o Brasil e o Chile na Copa do Mundo -, na tentativa de resolver a crise iniciada com a indicação do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para a vaga.
Segundo o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), a tendência é que os partidos resolvam a questão até quarta, último dia para a realização das convenções partidárias de acordo com o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Vamos conversar até essa data. Mas, mesmo que não tenhamos a vice, estaremos com José Serra na campanha”, disse Bornhausen à Agência Brasil.
A declaração de Bornhausen contrasta com o sentimento de parte do partido desde sexta-feira, quando uma declaração do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, no Twitter desencadeou uma crise na candidatura tucana. Vice-líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), disse na sexta-feira (25) que a legenda se recusaria a aceitar Dias como vice. Além disso, defendeu reciprocidade e respeito na aliança.
Em entrevista à rádio CBN hoje, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou temer que o episódio tenha custado a vitória de Serra nas eleições de outubro. “Temo que tenhamos neste episódio atuado para comprometer a nossa vitória. Não é a questão de um partido ter o apoio do outro. Já votamos com o Democratas, e o Democratas vota conosco há muitos anos. O problema é ter unidade, tranquilidade, e uma solução construtiva da luta que enfrentaremos”, disse.
Serra, que assistiu ao jogo do Brasil em Santos (SP), confirmou que estará presente na convenção nacional do DEM, que ocorrerá em Brasília, na quarta-feira (30) pela manhã. Para ele, a polêmica é normal e deve ser resolvida nas próximas horas. “Nós vamos ter um bom entendimento ainda. É normal em política que, em certas situações, apareçam algumas dificuldades”, afirmou, de acordo com o site Folha.com.