O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo desautorizando a equipe de Paulo Guedes. Ele desmentiu as últimas notícias de que o ministério da Economia estuda congelar aposentadorias e cortar benefícios sociais de idosos e deficientes para financiar o Renda Brasil.
Além disso, Bolsonaro proibiu a discussão sobre o programa, substituto do Bolsa Família. “Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, disse.
– Congelar aposentadorias, cortar auxílio para idosos e pobres com deficiência, um devaneio de alguém que está desconectado com a realidade.
– Como já disse jamais tiraria dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos. pic.twitter.com/5j3oI6vcSK
PublicidadeLeia também
Publicidade— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 15, 2020
A manifestação do presidente repercutiu entre entre os poíticos. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse que a “trapalhada com o Renda Brasil e o Bolsa Família não pode ser imputada exclusivamente a Guedes e sua equipe”.
Essa trapalhada com o Renda Brasil e o Bolsa Família não pode ser imputada exclusivamente a Guedes e sua equipe. O problema é a falta de programa de governo e de comando administrativo. Estamos vivendo um exotismo: o presidencialismo sem presidente.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) September 15, 2020
Para o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Bolsonaro ficou “desguarnecido porque a equipe econômica foi incapaz de apresentar uma proposta”. Para o parlamentar, Paulo Guedes “promete e não entrega resultados”. “A equipe econômica acaba transmitindo insegurança com o vai e vem”, disse em vídeo divulgado por sua assessoria.
O senador Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou que “não dá para jogar a toalha” e defendeu bancar renda básica com a tributação de lucros e dividendos dos bancos.
Tirar dinheiro de idosos e deficientes para bancar renda básica é um contrassenso. Mas não dá para jogar a toalha e deixar desassistidos milhões de excluídos no país. https://t.co/6bm1I7WfAy
— Sen. Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) September 15, 2020
O deputado Bohn Gass (PT-RS) afirmou que a renda mínima “nunca fez parte do projeto” do atual governo.
Como é? Quer dizer que Bolsonaro proibiu que se fale no tal Renda Brasil?
Bem, nós, da oposição, sempre defendemos a permanência e a melhoria do Bolsa Família.
Quem inventou outra coisa foi o próprio governo.
A verdade é que renda mínima nunca fez parte do projeto deles.— Bohn Gass (@BohnGass) September 15, 2020
Gil Cutrim (PDT-MA) apontou que congelar aposentadoria é “inviável” e elogiou a postura de Bolsonaro.
A realidade dos aposentados geralmente não permite comprar medicamentos de uso constante, pagar habitação e alimentação. Congelar aposentadoria é inviável. A postura do Presidente @jairbolsonaro, de não criar o Renda Brasil nesses critérios, é a atitude mais correta para o País.
— Gil Cutrim (@gilcutrim) September 15, 2020
Já o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o Renda Brasil é “uma mentira”.
Bolsonaro foi descoberto tungando dinheiro dos mais pobres. Queria saquear aposentadorias e pensões. Descoberto, voltou atrás, como sempre. O Renda Brasil dele é uma mentira. O que vai ficar é o Bolsa Família, criado por Lula e que retirou mais de 36 milhões da pobreza.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) September 15, 2020
O deputado Fábio Trad (PSD-MS) também comentou a decisão do presidente.
Bolsonaro não vai mexer no bolsa família. Disse que não vai tirar dos pobres para dar aos paupérrimos. Bom, pelo jeito, depois dessa, vai ser chamado de comunista pelos bolsonaristas. O mundo não é redondo por acaso…
— Fábio Trad (@f_trad) September 15, 2020
Apoiadores de Bolsonaro, Bibo Nunes e Carla Zambelli, ambos do PSL, elogiaram o presidente.
Presidente Bolsonaro desmentindo os urubus de plantão!
“Jamais tiraria dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos”.#FechadoComBolsonaro #SomosTodosBolsonaro #BolsonaroTemRazão #Bolsonaro2022 pic.twitter.com/rkSvwL3L9W— Bibo Nunes (@bibonunes1) September 15, 2020
Desmentindo as fake news. pic.twitter.com/VOTMV9x7Px
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) September 15, 2020
> Bolsonaro proíbe Renda Brasil e diz que não vai alterar Bolsa Família