Preocupado com a repercussão negativa de levantamento do Congresso em Foco que o apontou o deputado mais faltoso injustificadamente do primeiro semestre, André Vargas (PT-PR) informou hoje (12) que a maior parte de suas ausências foi reconhecida como justificada pela Câmara posteriormente à publicação da notícia.
Segundo a reportagem, o parlamentar e candidato a prefeito de Londrina teve 28 faltas ao total, sendo 21 sem nenhuma justificativa entre fevereiro e julho – conforme dados coletados em 22 e 23 de julho. (Veja aqui a tabela completa)
Neste terça-feira, a assessoria de Vargas enviou à reportagem o endereço da página da Câmara, mostrando que ela foi atualizada. Hoje, o sistema da Casa registra que Vargas faltou 29 vezes neste ano. Mas apenas 7 ausências permanecem injustificadas. (Confira ao final deste documento).
Conforme já informava a reportagem do Congresso em Foco, o deputado alegou problemas de saúde e tinha enviado os atestados médicos à Terceira Secretaria da Câmara. Mas a diretora do departamento de Pessoal da Casa, Cristina Sabino, informou que as explicações só são aceitas depois de uma análise da junta médica do órgão.
Segundo a assessoria de Vargas explicou hoje, a Câmara, “por problemas acúmulo de trabalho, demorou a computar as justificativas do deputado”. Os auxiliares do deputado e candidato à prefeitura de Londrina ressaltam que os dados causaram preocupação ao parlamentar.
“O deputado teve sua imagem prejudicada junto aos paranaenses que o elegeram”, diz mensagem de correio eletrônico da assessoria enviada à reportagem. (Da Redação)