O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, manteve na noite de sábado sua decisão de suspender a realização das prévias do PMDB, marcadas para este domingo (19). Ao julgar a liminar, Vidigal considerou que "não há motivos para reconsiderar sua decisão anterior."
Na manhã da última sexta-feira, ele concedeu uma primeira liminar para a ala governista suspendendo as prévias do partido. À noite, contudo, o ministro Hamilton Carvalhido, também do STJ, concedeu liminar aos oposicionistas, garantindo as prévias de domingo. Os governistas recorreram e a decisão foi julgada na noite de sábado pelo presidente do STJ.
Ao saber da decisão de Vidigal, o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), afirmou que entrará com um novo recurso no STJ.
Pouco antes da decisão, Temer havia afirmado que as prévias do partido estavam mantidas mesmo se o STJ concedesse nova liminar à ala governista suspendendo a consulta partidária. Segundo Temer, as prévias irão acontecer como "uma consulta informal".
De acordo com levantamento feito pela presidência do PMDB, somente cinco diretórios regionais confirmaram que fecharão suas portas neste domingo e portanto, não realizarão as prévias. São eles: Alagoas, Ceará, Bahia, Amapá e Pará. Nas contas dos governistas, o número de diretórios que não realizarão prévias é de, no mínimo, 12.
Leia também