Pesquisa Datafolha divulgada hoje (1º) revela que melhorou a avaliação do Congresso Nacional em relação ao levantamento anterior, feito em novembro do ano passado, ainda durante a crise envolvendo o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL).
O percentual dos entrevistados que consideram o trabalho de senadores e deputados ruim ou péssimo caiu de 45%, em novembro, para 39%, entre os dias 25 e 27 de março. Nesse mesmo período, aumentou de 37% para 40% o índice dos que avaliam como regular o trabalho do Congresso e de 13% para 14% o percentual dos que classificam o Legislativo como bom ou ótimo.
Os dados foram publicados na edição desta terça-feira da Folha de S. Paulo. A reprovação ao Congresso bateu recorde em agosto de 2005, durante o escândalo do mensalão, quando deputados e senadores foram considerados péssimos ou ruins por 48% dos entrevistados.
A avaliação é mais negativa na região Sudeste, onde 42% consideram o Congresso ruim ou péssimo. E mais positiva, para os parlamentares, no Nordeste, onde 17% classificam o Legislativo como ótimo ou bom e 38% como ruim ou péssimo.
Leia também
O Datafolha também constatou que o índice de aprovação ao Parlamento é mais alto entre os entrevistados que se declaram satisfeitos com o governo Lula. Entre os que consideram o governo federal ótimo ou bom, 20% têm a mesma avaliação do Congresso e 35% acham o trabalho dos parlamentares ruim ou péssimo.
Por outro lado, entre os que reprovam o governo Lula, apenas 7% avaliam como bom ou ótimo o Legislativo, enquanto 70% o avaliam como ruim ou péssimo.
Ao todo, 4.044 pessoas foram ouvidas pelo Datafolha entre os dias 25 e 27 de março, em 159 municípios de 25 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para um nível de confiança de 95%. (Edson Sardinha)