Pesquisa Datafolha realizada entre 4 e 5 de setembro revela o acirramento na disputa por uma vaga ao Senado em Minas Gerais. O candidato Eliseu Resende (PFL), apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB), subiu de 15% para 27% das intenções de voto, empatando com Newton Cardoso (PMDB), que oscilou um ponto em relação ao levantamento do final de agosto, de 27% para 26%. O peemedebista tem o apoio do PT.
A pesquisa também confirma a tendência de vitória de Aécio ainda no primeiro turno. O governador cresceu quatro pontos percentuais – de 71% para 75% – em comparação ao levantamento de 21 e 22 de agosto. O candidato petista, Nilmário Miranda, manteve 9% das intenções de voto. Fábio Magalhães (Prona), Rosane Cordeiro (PCO) e Vanessa Portugal (PSTU) tiveram 1% cada, e Luis Tibé (PTdoB) não atingiu 1%.
Entre os eleitores de Lula, 72% votariam em Aécio, e 13%, em Nilmário. Aécio tem 89% dos votos dos eleitores de Geraldo Alckmin e 78% entre os que declararam voto em Heloísa Helena (PSOL).
O governo do tucano, no cargo há três anos e oito meses, é aprovado por 75% dos eleitores. Apenas 4% consideram a gestão ruim ou péssima, e 18% a avaliam como regular.
Leia também
A pesquisa do Datafolha, registrada na Justiça Eleitoral com o número 61108/2006, ouviu 1.372 eleitores em 65 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.