Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira (29) pelo Jornal Nacional aponta estabilidade na disputa presidencial e vitória do presidente Lula (PT) já no primeiro turno. Se as eleições fossem hoje, o candidato petista teria 50% dos votos, contra 27% do presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin.
Os dois apresentaram alta em relação às duas últimas pesquisas realizadas pelo instituto. No início de agosto, Lula tinha 47% das intenções de voto e passou para 49% no levantamento divulgado no dia 22. Alckmin obteve 24% do eleitorado na primeira pesquisa e cresceu um ponto na sondagem seguinte. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A surpresa ficou por conta da candidata do Psol, Heloísa Helena, que caiu pela segunda vez consecutiva. No início de agosto ela tinha 12% das intenções de voto, passou para 11% na pesquisa do dia 22 e agora está com 10%.
O candidato do PDT, Cristovam Buarque, manteve-se com 1% dos votos. Os presidenciáveis do PSL, Luciano Bivar, do PSDC, José Maria Eymael, e do PCO, Rui Costa Pimenta, continuaram sem marcar ponto na pesquisa. Votos brancos e nulos somaram 6%. Indecisos também somaram 6%.
Leia também
2° turno
O Datafolha simulou um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin. O candidato do PT obteve 55% dos votos, contra 37% do presidenciável tucano. O presidente manteve o mesmo patamar da pesquisa do dia 22, quando havia crescido um ponto em relação à sondagem do início do mês.
Alckmin cresceu um ponto em comparação com o levantamento anterior e chegou ao percentual que havia alcançado em 8 de agosto.
Avaliação do governo
A avaliação do governo Lula sofreu queda. Dos entrevistados, 48% disseram considerar o governo ótimo ou bom, quatro pontos a menos do que na pesquisa do dia 22 – mas superior aos 45% registrados no início de agosto.
O número de eleitores que consideram o governo regular passou de 31% para 36%, mesmo patamar da primeira pesquisa. O número de eleitores que considera o governo ruim ou péssimo manteve-se estável, em 16%, dois pontos a mais do que na sondagem de 8 de agosto.
O levantamento foi realizada hoje em 175 municípios em todo o país. O Datafolha ouviu 2.863 eleitores. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 14772/06.
Deixe um comentário