O presidente Lula é o campeão de rejeição entre os candidatos à Presidência da República, revela nova pesquisa Datafolha, divulgada hoje pela Folha de S. Paulo. Com a desistência de Enéas Carneiro (Prona) e Anthony Garotinho (PMDB) da disputa presidencial de 2006, Lula é rejeitado por 31% dos eleitores entrevistados. Os eleitores que mais rejeitam Lula, segundo a pesquisa, são maiores entre os que estudaram mais, que ganham mais e que vivem na região Sul do país.
A pesquisa Datafolha ainda indica que, na opinião dos eleitores, as piores características de Lula estão relacionadas a temas ligados à “desonestidade”, à “corrupção” e à “ética”. Na penúltima pesquisa, a rejeição de Enéas atingia 35% e a de Garotinho, 33%. Os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB) e Heloísa Helena (Psol) têm rejeição parecida. Heloísa Helena aparece com 21%, e Alckmin, com 19%. Os outros cinco candidatos também têm índices de rejeição próximos, que variam de 16% a 18%.
Quando o assunto é voto espontâneo, as intenções do eleitorado por Lula e Alckmin sobem praticamente na mesma velocidade. Lula aparece com 35%, e Alckmin, com 15%. O petista subiu quatro pontos, e o tucano, seis pontos em relação à pesquisa anterior, em 23 e 24 de maio. A evolução dos dois candidatos na pesquisa espontânea tem sido praticamente a mesma desde o início de 2006.
Leia também