Levantamento Datafolha divulgado hoje (8) pela Folha de S. Paulo mostra que 49% dos entrevistados se dizem contrários à legalização da união homossexual. Já 42% são favoráveis à mudança na lei para permitir a união civil entre pessoas do mesmo sexo, 7% se disseram indiferentes ao assunto, e 2% não souberam opinar.
Ainda de acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados são contra a adoção de crianças por casais de homossexuais, enquanto 43% são favoráveis à possibilidade. O restante se manifestou indiferente ou sem opinião formada.
Segundo o levantamento, realizado entre os dias 19 e 20 de março, as mulheres são mais tolerantes à união homossexual do que os homens: 46% delas são favoráveis, e 45%, contrárias. Já entre os homens, 54% rejeitam a união, e apenas 37% apóiam, mostra o repórter Rodrigo Rötzsch.
“O índice de pessoas favoráveis à união homossexual também aumenta com a renda (58% entre aqueles com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos contra 39% entre os que ganham até dois salários mínimos) e escolaridade (54% entre os com nível superior e 34% entre os que só têm ensino fundamental)”, observa a Folha.
Leia também
O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), um dos coordenadores da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT na Câmara, disse ver o resultado como "bastante positivo" devido ao alto número de favoráveis à mudança na legislação.
"Um amplo setor da sociedade trabalha com muita desinformação sobre a união estável. Outro setor trabalha com preconceito. Esse resultado indica um sinal de superar o preconceito e a desinformação", disse o petista. (Edson Sardinha)