O senador Cristovam Buarque criticou a sugestão do presidente Lula de que a oposição parasse de se opor ao governo até 2010. Em discurso realizado hoje no Plenário, o ex-ministro da Educação disse que as propostas de diálogo de Lula com a oposição na verdade encobrem um desejo de cooptar os políticos opositores.
“Apóio a idéia do presidente de dialogar, mas deixo minha preocupação com a intenção de cooptar. Não há democracia em que todos os parlamentares apóiem o governo. Governo sem oposição é ditadura” .O senador declarou que tem receio de que Lula tente uma manobra para conseguir um terceiro mandato.
De acordo com Cristovam, o caminho seria aprovar o fim da reeleição, no Congresso, e recorrer à Justiça para que ele tenha o direito de também se candidatar. "Acho que o Lula está querendo a unanimidade dos partidos e isso não é bom".
Cristovam também afirmou ser contra a participação do seu partido em um eventual governo de coalizão. Na próxima terça-feira (28), Lula tem um encontro com líderes da legenda.