Maletas de dinheiro pra cá e pra lá, apartamento com R$ 51 milhões em malas e caixas de papelão, centenas de prisões e delações premiadas, um infindável número de crimes descobertos ou confessados. O atual momento de tensão, que mistura as páginas das editorias de política e polícia, pavimenta o ceticismo da população em relação às instituições, embora algumas delas estejam a pleno vapor. Para o presidente da Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Roberto Kupski, a hora é de valorizar as peças que ainda funcionam e não de jogar fora toda a engrenagem da vida pública brasileira. Como fazer isso? Uma das alternativas é votar no Prêmio Congresso em Foco, sugere o presidente da entidade, uma das apoiadoras da edição deste ano.
Leia também
“Na crise a importância do prêmio é ainda maior. Precisamos reconhecer e aplaudir aqueles parlamentares que ainda fazem a diferença. Valorizá-los significa fortalecer uma instituição tão fundamental quanto o Congresso Nacional”, diz Kupski. “Evidentemente que temos problemas em todas as áreas da sociedade. Mas acreditamos que, com o trabalho de qualidade do Congresso em Foco, é mais fácil reconhecer quem é quem na política”, acrescenta.
Um dos objetivos do prêmio, cuja votação na internet está aberta até o dia 30 de setembro, é valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenhar o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. Somente estão aptos para a votação parlamentares que não respondem a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal.
Júri e jornalistas
Além da votação na internet, serão premiados os deputados e senadores mais bem avaliados por jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri altamente plural e qualificado.
Profissionais de quase 50 veículos de comunicação participaram da votação da categoria, encerrada no último dia 11.
Ao todo 73 jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado ou se dedicam à cobertura política em Brasília foram consultados. Pela primeira vez, a pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular àqueles que estavam aptos a votar. O sistema garante o anonimato dos votos.
Participam do júri o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas, e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
De acordo com os resultados da votação pela internet, serão premiados 20 deputados e 10 senadores nas categorias gerais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores) e cinco parlamentares em cada uma das categorias especiais. A decisão do júri determinará a seleção de mais dez deputados e cinco senadores, nas categorias gerais, e cinco parlamentares em cada uma das categorias especiais.
O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da Ambev, Anabb, Governo de Mato Grosso, Uber, APCF, Anffa Sindical, Sinprofaz, Anfip, Anadef, AMB, Ciclo de Gestão, Febrafite, Abrig, OAB-DF e Sindicato dos Jornalistas
<< Outras informações sobre o prêmio
Patrocínio:
Apoio Institucional: