Segundo pesquisa Datafolha, divulgada hoje (22) no jornal Folha de S.Paulo, 43% dos moradores de São Paulo consideram ruim ou péssimo a conduta do presidente Lula diante da crise aérea. Para 36% ele é regular e somente 19% o consideram bom ou ótimo.
A pesquisa, realizada na última sexta-feira (20), mostra que entre os paulistanos que costumam viajar de avião (20%), a imagem do presidente está ainda pior: 59% classificam a atitude de Lula frente ao caos aéreo ruim ou péssimo – entre os ricos e escolarizados, o índice chega a 67%.
Os entrevistados que disseram ter o costume de viajar de avião, 31% declararam que diminuíram a freqüência nos últimos 12 meses – a maioria (55%) afirmou que não houve mudanças.
Responsabilidades
A pesquisa Datafolha também questionou os entrevistados sobre o grau de responsabilidade dos personagens envolvidos na crise aérea. A Infraero (estatal que administra os aeroportos) foi apontada como a que tem maior responsabilidade por 71% dos paulistanos.
Em seguida vem o governo federal (59%), as companhias aéreas (52%), a Aeronáutica (49%) e os controladores de vôo (42%).
Apenas 18% dos entrevistados dizem acreditar que o governo está empenhado para resolver os problemas. Para 38%, o governo não está empenhado, enquanto 40% acham que ele está um pouco empenhado. (Lucas Ferraz)
Leia também