O relator do Orçamento de 2007, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), defendeu hoje (17), em discurso na tribunal do Senado, a redução da alíquota da CPMF. Raupp sugeriu que o governo baixasse a alíquota dos atuais 0,38% para 0,08% entre 2008 e 2005. Segundo o parlamentar, a classe média não pode mais pagar esse conta. O relator do Orçamento também disse que vai apresentar essa proposta para equipe econômica do governo na próxima semana.
"As autoridades prometeram que o imposto iria durar apenas um ano, o que hoje, 12 anos depois, soa como escárnio. Logo o dinheiro fácil despertou os interesses do governo federal que descobriu na CPMF uma mina de ouro para arrecadar recursos", disse o senador.Sobre a CPMF, Raupp busca assinaturas para propor uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).Além da redução da alíquota da contribuição, Raupp defendeu que essa PEC regulamente a transferência dos recursos para o Fundo Nacional de Combate à Pobreza.
O senador também falou sobre a possibilidade de convocação extraordinária ainda em dezembro, na semana antes do Natal, ou entre o Natal e o Ano Novo, para garantir a votação do Orçamento ainda em 2006. O fim da legislatura e a perda do direito de propor emendas pelos parlamentares não reeleitos também deve agilizar o processo de votação do Orçamento, segundo o relator.
Leia também