A CPI do Sistema Carcerário criada ontem (22) pela Câmara vai investigar a morte de 25 presos da cadeia local do município de Ponte Nova, em Minas Gerais. Hoje (23) pela manhã, a comissão de inquérito aprovou requerimento do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) para que um grupo de parlamentares do colegiado se desloque ainda nesta quinta-feira (23) para a cidade mineira.
Segundo informações da Polícia Militar de Minas Gerais e repassadas pelo assessoria do PPS, as mortes aconteceram depois de uma briga entre grupos rivais nesta madrugada. Segundo a nota do partido, um grupo ateou fogo em colchões e impediu a saída dos rivais, que morreram carbonizados. “É uma situação que merece a atenção da CPI e por isso vamos nos deslocar até lá para saber o que de fato ocorreu”, diz Jungmann.
A CPI tem o objetivo, segundo o deputado do PPS, de fazer um diagnóstico das prisões brasileiras para, em seguida, oferecer sugestões de projetos de lei para o Legislativo e de ações para o Executivo. A intenção, diz o deputado, é tornar o sistema mais eficiente e garantir condições adequadas para a recuperação e reinserção social dos detentos. (Lúcio Lambranho)