Após uma sessão reservada, os deputados da CPI do Apagão Aéreo decidiram que amanhã (1º), às 9h, a comissão ouvirá (também em sessão reservada) a caixa-preta de voz do Airbus da TAM. Os dados técnicos da outra caixa-preta também serão analisados pelos parlamentares.
Eles serão assessorados pelo brigadeiro Jorge Kersul Filho, diretor do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), e pelo coordenador da investigação na Aeronáutica, coronel Fernando Camargo.
Depois de ter acesso ao conteúdo das caixas-pretas, os parlamentares decidirão se os dados serão divulgados em uma entrevista coletiva. Em depoimento à CPI na semana passada, o diretor do Cenipa pediu aos parlamentares para que tenham cuidado com as informações sigilosas. (leia mais)
De acordo com o presidente em exercício da CPI, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), será divulgado apenas o que for menos polêmico tendo em vista que alguns dados da caixa-preta necessitam de comparação com outros para que se chegue a conclusões mais seguras.
Leia também
As caixas-pretas do Airbus da TAM estão lacradas em um cofre no Congresso Nacional. O depoimento do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, previsto para amanhã às 11h, foi cancelado.
Neste instante, os deputados ouvem o depoimento do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira. Ontem, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que quer trocar o comando da Infraero. Contudo, Jobim ainda não encontrou um substituto para Pereira. (leia mais) (Eduardo Militão e Rodolfo Torres)
Leia também
Pista teve influência "ínfima" no acidente, diz Infraero
Presidente da Infraero diz que sairá “sem problemas”
Pista de Guarulhos estava na fila para reformas
CPI: Schneider nega falhas na pista de Congonhas