A CPI do Apagão Aéreo está reunida em sessão reservada para ouvir o áudio da caixa-preta do Airbus da TAM. A decisão de fechar a sessão foi tomada pelo presidente em exercício da comissão, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que o presidente do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), tenente-coronel Fernando Camargo, disse que a Aeronáutica recebeu queixa por ter divulgado o conteúdo das caixas-pretas.
De acordo com Camargo, a Aeronáutica recebeu uma queixa formal do governo francês e da empresa Airbus, fabricante do avião que se acidentou matando 199 pessoas, questionando a leitura da transcrição da caixa-preta com os diálogos da cabine. A queixa alega que a leitura, feita durante a reunião da CPI, fere acordos internacionais.
Após escutarem a caixa-preta, Camargo responderá às perguntas do relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS).
Mais cedo, Fernando Camargo, que preside as investigações sobre o acidente com o Airbus da TAM, afirmou que o objetivo do Cenipa não é encontrar culpados, mas evitar novos acidentes. E que é “prematuro” tentar deduzir as causas da tragédia. (Soraia Costa)
Leia também