A CPI dos Grampos vai ouvir na próxima quarta-feira (6) o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha. Protógenes foi afastado do caso e atualmente faz um curso de aperfeiçoamento em Brasília.
Na operação policial, foram presos o banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Eles são acusados de diversos crimes financeiros, como lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas; além de formação de quadrilha.
Dantas vai depor na CPI no dia 13 de agosto, Os parlamentares querem ouvi-lo a respeito de supostos grampos clandestinos. Além disso, a oposição deve aproveitar para esclarecer a relação do banqueiro com o ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) e o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Por sua vez, o juiz Fausto de Sanctis, que autorizou as prisões da Operação Satiagraha, vai depor no colegiado no dia 12.
Maior rigor nas escutas telefônicas
Leia também
No inicio da semana, durante reunião da coordenação política do governo, o presidente Lula determinou que os ministros Tarso Genro (Justiça) e José Múcio (Relações Institucionais) coordenem a articulação com o Congresso para que os parlamentares aprovem o projeto de lei que trata dos grampos telefônicos. A matéria propõe um maior controle sobre as escutas telefônicas. (leia mais) (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário