Enquanto no Senado o comandante da Aeronáutica Juniti Saito afirmou que o controle aéreo brasileiro é “perfeitamente confiável”, na CPI do Apagão Aéreo na Câmara os depoentes, quatro controladores que trabalhavam na hora do acidente com o avião da Gol, em setembro do ano passado, culparam o sistema pela tragédia, a maior da aviação civil brasileira.
Os deputados da comissão ficaram satisfeitos com os depoimentos, em sessão reservada, de Felipe dos Santos Reis, Leandro José Santos Barros, Lucivando Tibúrcio de Alencar e Jomarcelo Fernandes dos Santos. Segundo o relator Marco Maia (PT-RS), a CPI chega na fase final dos depoimentos sobre o acidente, o que sinaliza que a comissão poderá, a partir de agora, se debruçar sobre os eventuais problemas do controle aéreo.
Esse é, segundo o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), um dos principais pontos de investigação. Ele afirma que ficou claro, depois de um mês de funcionamento da CPI, que há falhas no sistema aéreo, o que evidentemente contribuiu para a colisão do Boeing da Gol com o Legacy, resultando na morte de 154 pessoas.
Leia também
Outro problema que ficou claro, segundo relato de Otávio Leite (PSDB-RJ), é a falta de estrutura na formação dos controladores de vôo. “Principalmente no inglês, que alguns tem domínio apenas técnico”, disse. Para Vanderlei Macris, “a comissão tem que buscar um caminho isento para se chegar às causas de toda a crise”. “Mas está ficando cada vez mais claro”, alertou.
Caixa-preta
O deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) apresentou durante o depoimento a transcrição da caixa-preta do Legacy. O relator Marco Maia disse que, pelo que ouviu, a culpa pelo acidente seria dos pilotos Jan Paladino e Joseph Lepore. “Foi a primeira vez que tive acesso à caixa-preta e, se pudesse apontar os responsáveis pelo acidente, seriam os pilotos", declarou.
Segundo o relator, ficou evidente na escuta a falta de conhecimento dos pilotos norte-americanos sobre o jato Legacy e a negligência com procedimentos de segurança, apesar deles terem permissão para pilotar tal aeronave. Segundo Maia, os pilotos afirmam na gravação estarem com dificuldades até para pousar. (Lucas Feraz)