A CPI dos Grampos na Câmara deve vota amanhã (15) os requerimentos de convocação de Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, do investidor Naji Nahas e do ex-ministro Luiz Gushiken (que ocupou a Secretaria de Comunicação do governo). Dantas e Nahas foram presos na semana passada, durante a Operação Satiagraha. Eles são acusados de crimes financeiros.
Na quinta-feira da semana passada, o pedido de convocação dos três foi apresentado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). O parlamentar paranaense destacou ao Estado do S. Paulo que, caso os requerimentos seja aprovados, ele vai trabalhar para que o colegiado trabalhe durante o recesso parlamentar.
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu hábeas corpus a Dantas e Nahas. No caso de Dantas, a Suprema Corte o livrou da cadeia por duas vezes. A decisão provocou uma série de críticas por parte de associações de juízes e procuradores.
“O regime democrático foi frontalmente atingido pela decisão, proferida em tempo recorde, desconstituindo as 175 páginas da decisão, que decretou a prisão temporária de conhecidas pessoas da alta sociedade brasileira”, destaca um documento assinado por um grupo de 26 procuradores regionais da República da 3ª Região, em São Paulo.
Leia também
Por sua vez, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) manifestou, por meio de nota, “integral apoio” às críticas que as associações fizeram ao segundo habeas corpus concedido a Dantas.
“Condutas como esta engrandecem e dignificam as entidades, que de forma inflexível exigem o integral cumprimento das garantias e prerrogativas constitucionais postas a seus membros, para atuarem em defesa da sociedade brasileira”, afirma a Conamp.
Dantas deve prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal de São Paulo na próxima quarta-feira. (leia mais) (Rodolfo Torres)