Deputados da CPI do Apagão Aéreo se reúnem hoje (17) à noite com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para pedirem a ele empenho da pasta na tentativa de convocar os pilotos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paladino. O requerimento para ouvir os dois pilotos americanos já foi aprovado na comissão.
Além da Justiça, os membros da CPI devem pedir auxílio também ao Itamaraty. Em último caso, estuda-se a hipótese de parte da comissão ir aos Estados Unidos ouvir Lepore e Paladino. Inquérito concluído pela Polícia Federal, na última semana, aponta os pilotos do Legacy, além de falha dos controladores de vôo, como os responsáveis pela tragédia que matou 154 pessoas, em setembro do ano passado.
O delegado da PF e responsável pelo inquérito, Renato Sayão, que depôs na CPI na terça-feira (15), afirmou que dificilmente os pilotos serão punidos, já que ambos não tiveram a intenção de causar o acidente – fora o fato de serem estadunidenses e não residir no Brasil. A responsabilidade pelo indiciamento será do Ministério Público, que recebeu o inquérito. (Lucas Ferraz)
Leia também