O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou na noite de hoje (14) que a CPI das ONGs será instalada na próxima quinta-feira (16), às 10h. Serão escolhidos o presidente, o vice e o relator da comissão destinada a investigar os repasses de dinheiro para entidades sem fins lucrativos, como as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).
Renan anunciou a decisão depois de ser cobrado em plenário pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), autor do requerimento da CPI. Ele exigia o cumprimento do acordo para instalar a comissão na primeira semana de agosto. O presidente da Casa consultou o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que se disse favorável até por ser um dos signatários do pedido de abertura da CPI.
Heráclito afirmou que repasses irregulares a sindicatos e ONGs feitos pelo Ministério do Turismo – denúncia publicada pelo Congresso em Foco – seriam um dos assuntos a serem investigados pela comissão.
Em junho, os partidos tinham indicado os nomes dos integrantes da CPI. (Lúcio Lambranho)
SENADORES INDICADOS À CPI DAS ONGs
Bloco de Apoio ao Governo (PT, PR, PSB, PC DO B, PRB, PP, PTB): Flávio Arns (PT-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP) e João Vicente Claudino (PTB-PI). Suplentes: João Ribeiro (PR-TO) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
PMDB: Valdir Raupp (RO), Wellington Salgado (MG) e Leomar Quintanilha (TO). Suplentes: Valter Pereira (MS) e Romero Jucá (RR)
Bloco da Minoria (DEM, PSDB): Heráclito Fortes (DEM-PI), Raimundo Colombo (DEM-SC), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Marisa Serrano (PSDB-MS). Suplentes: César Borges (DEM-BA) e Marconi Perillo (PSDB-GO)
PDT: Jefferson Peres (AM)
Deixe um comentário