A CPI dos Grampos na Câmara aprovou hoje (16) a convocação do banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity. Também foram convocados o juiz que mandou prender duas vezes Daniel Dantas, Fausto Martin de Sanctis, e o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha. Os depoimentos serão feitos apenas no mês de agosto.
Dantas é acusado de tentativa de suborno e de coordenar um esquema bilionário de crimes financeiros. O banqueiro foi preso duas vezes na semana passada, durante a Operação Satiagraha, e solto por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.
Em relação à intimação do delegado Protógenes Queiroz, que virá na condição de testemunha, o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), esclareceu: “O objetivo é para que ele traga a esta CPI se há ou não por parte desta organização criminosa a prática de interceptação telefônica”.
Leia também
O relator da comissão corroborou a decisão. “A informação que eu tenho é que as interceptações da operação Satiagraha duraram dois anos. É preciso entender como essa operação ocorreu”, defendeu o relator Nelson Pellegrino (PT-BA). (Tatiana Damasceno)