“A Galvani Indústria, Comércio e Serviço S.A. pertence ao único grupo de capital nacional que atua em toda a cadeia da produção de fertilizantes fosfatados no Brasil. Possui oito unidades distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Sergipe e Ceará e está presente em quatro dos setores mais importantes da economia brasileira: mineração, indústria, comércio e serviços.
A empresa não tem entre nenhuma de suas atividades o plantio de qualquer tipo de cultura, apesar disso foi envolvida, como uma das co-rés, em uma ação civil pública intentada pelo Ministério Público do Trabalho de Barreiras (BA), em conseqüência de um acidente ocorrido em 23 de outubro de 1995, no trajeto até a cidade de Correntina (PI), com um caminhão que transportava trabalhadores rurais, que participavam de um plantio na Fazenda Porto Alegre, em Bom Jesus da Lapa (BA).
Apesar de não ter comprovadamente nenhuma relação jurídica com essa propriedade rural, com o veículo e nem mesmo com nenhum dos trabalhadores envolvidos no acidente, a Galvani, por ter tido relações comerciais com uma empresa envolvida no episódio, foi incluída entre os réus na ação pública para que fosse averiguada sua eventual participação, mesmo indireta, na ocorrência.
Leia também
Atualmente, o processo judicial encontra-se aguardando publicação de sentença em primeira instância e ainda há uma extensa jornada jurídica para que se tenha uma decisão final.”
Deixe um comentário