Edson Sardinha
O corpo do ex-vice-presidente da República José Alencar chegou há pouco à Base Aérea de Brasília e foi recebido por familiares e representantes dos três Poderes. Ele foi trazido numa aeronave C-105 da Força Aérea Brasília (FAB). O corpo dele será levado em um carro do Corpo de Bombeiros para o Palácio do Planalto, onde será velado durante todo o dia. Por volta das 9h30, outro avião da FAB aterrissou na capital federal trazendo nove familiares do ex-presidente.
Aguardavam pela chegada de Alencar, a viúva, Marisa, o presidente em exercício, Michel Temer, os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, entre outros. O ex-vice-presidente morreu ontem (29), em São Paulo, aos 79 anos, após uma longa batalha contra o câncer.
Este será o primeiro velório no Palácio do Planalto desde a morte do ex-presidente Tancredo Neves, em 1985. Inicialmente, o acesso ao velório será restrito a familiares e autoridades. Do final da manhã até as 23h30, o público em geral poderá se despedir do ex-vice-presidente. O corpo dele será levado amanhã (31) para Belo Horizonte, onde será enterrado.
A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula devem chegar por volta das 17h de Portugal. Dilma encurtou a visita oficial ao país. Esta manhã, Lula se emocionou na cerimônia em que foi declarado doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra. O ex-presidente dedicou a honraria ao ex-companheiro de Planalto. O governo decretou luto oficial de sete dias. Nesse período, as bandeiras na Esplanada ficarão hasteadas a meio mastro. O Congresso suspendeu as atividades previstas para esta semana.
Leia ainda:
Morre, aos 79 anos, o ex-vice-presidente José Alencar
Congresso cancela sessões por morte de Alencar
Leia também
Deixe um comentário