Doação feita por concessionária de serviço público no ano passado ao PT pode fazer com que contas do partido sejam rejeitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diz a Folha de S. Paulo em matéria publicada hoje.
De acordo com o jornal, o PT recebeu no ano passado R$ 50 mil da Rodrimar S/A Transportes, Equipamentos e Armazéns Gerais, que é dona de um porto seco em Ribeirão Preto (SP) e, portanto, concessionária de serviço público.
Em decisões anteriores, o TSE havia entendido que concessionárias de serviços públicos não poderiam fazer doações aos partidos, assim como também a campanhas eleitorais. Esse foi o motivo das contas da campanha do presidente Lula terem sido rejeitadas pelo tribunal em dezembro de 2006.
A decisão contra Lula deveu-se ao recebimento de R$ 10 mil da Deicmar S/A, de Santos (SP), que também tem um porto seco, mas o PT recorreu da decisão e aguarda o julgamento. Se a decisão do tribunal for mantida, não apenas as contas do PT serão rejeitadas agora como poderá haver uma ação de perda de mandato contra o presidente da República. (Soraia Costa)