A Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis) e a Associação dos Consultores Legislativos e dos Consultores de Orçamento do Senado (Alesfe) realizam hoje um seminário para discutir as perspectivas e implicações da reforma política.
Participarão do debate os consultores Felipe Basile e Marcelo Lacombe e o professor da Universidade de Brasília (UnB) Lúcio Rennó.
O Projeto de Lei 1210/07, que trata do tema, está em análise no plenário desde a semana passada e já teve a votação adiada duas vezes por falta de consenso quanto à instituição do voto em lista fechada (leia mais). Para tentar um acordo, o relator da matéria, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), propôs a instituição de uma lista flexível, que combinaria o atual sistema de voto nominal com a valorização do papel dos partidos políticos.
Alguns líderes partidários, entre eles o próprio presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), defende que seja votada a proposta original, mesmo com risco de rejeição.
Leia também
"A posição da Mesa é colocar o projeto em votação. Se isso não acontecer, a imagem que a Câmara vai passar para a sociedade é de que faltou coragem para se votar a reforma política", disse ontem ao Congresso em Foco o primeiro vice-presidente da Casa, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG). (Carol Ferrare)