O Consulado da Espanha, em São Paulo, foi pichado entre ontem e hoje (9). Segundo a rádio CBN, o protesto contra a repatriação de brasileiros só foi descoberto na manhã deste domingo. Os pichadores escreveram na parede do consulado: "Lula faça algo. Mais respeito com os brasileiros".
O consulado está fechado, apesar de hoje ser dia de eleições na Espanha. Lá, cerca de 39% dos eleitores comparecem às urnas até às 14h locais (10h em Brasília) deste domingo. Segundo a agência France Presse, a taxa de participação é um pouco menor que os 41% registrados em 2004, no mesmo horário.
Naquele ano, atentados terroristas no metrô de Madri aconteceram três dias antes das eleições, o que, segundo analistas, ajudou na vitória dos socialistas, liderados por José Luis Zapatero. O atual primeiro-ministro é líder nas pesquisas e seu adversário, Miguel Rajoy, é aliado do premiê à época dos atentados, José Maria Aznar.
A eleição espanhola desperta interesse especial ao Brasil. Credita-se a ela o rigor excessivo usado pelas autoridades daquele país com os brasileiros. Depois, da deportação de 30 brasileiros de Madri, a Polícia Federal barrou a entrada de sete espanhóis em Salvador. O governo admitiu tratar-se de uma resposta aos espanhóis, a chamada “reciprocidade” diplomática.
A tendência é que, se Miguel Rajoy for eleito, seja endurecido o tratamento aos imigrantes, inclusive os brasileiros. (Eduardo Militão)
Leia também