No primeiro mês em que a Lei de Acesso a Informação entrou em vigor, o Congresso Nacional recebeu 1700 pedidos de informação, principalmente sobre assuntos administrativos. O montante corresponde a 16,3% do total de pedidos que o Executivo federal recebeu no mesmo período – 10,4 mil solicitações foram registradas pelo e-SIC, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão desenvolvido pela Controladoria-Geral da União.
Lei de Acesso recebeu dez mil pedidos de informação
As primeiras listas oficiais de salários do governo
Leia também
Outros destaques de hoje no Congresso em Foco
Somente a Câmara recebeu mais de 75% dos pedidos feitos, com o total de 1311, dos quais pode responder a 97,5%. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, os demais estão em processo de análise e dentro do prazo estipulado de 20 dias, prorrogáveis por mais 10. A Câmara ainda não divulgou o detalhamento dos pedidos, mas poderá fazê-lo nesta semana.
Com um índice mais modesto, o Senado contabilizou 390 solicitações, das quais 86% já foram respondidas. Segundo relatório divulgado, a Casa só precisou estender o prazo em 5,7% dos casos. A maior parte dos pedidos solicitou informações sobre assuntos administrativos (310 pedidos) e legislativos (37). Outras 43 demandas versaram sobre temas referentes aos senadores. Os jornalistas foram responsáveis por apenas 10,25% das solicitações.
Dentre os principais assuntos perguntados ao Senado estão: a comprovação de gastos com a Cota do Exercício da Atividade Parlamentar, o detalhamento de gastos dos parlamentares com combustíveis, telefone e correios (senador por ano), viagens dos parlamentares (detalhamento consolidado de datas e valores) e cópias das notas fiscais apresentadas pelos parlamentares.
A previsão de aposentadoria dos servidores do Senado também foi questionada, além da lista com a quantidade de servidores efetivos e comissionados e os gastos com a folha de pagamento com parlamentares, servidores efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários.
De acordo com o relatório divulgado, de todos os pedidos administrativos feitos à Casa, 63% já estão disponíveis no Portal do Senado e o Portal da Transparência está em processo de atualização para agregar as respostas dadas aos cidadãos. Dessa forma, uma mesma informação servirá a mais pessoas.
Apesar dos bons resultados, o Congresso ainda não regulamentou a lei, o que torna algumas informações inacessíveis, como por exemplo, a divulgação ampla dos Boletins Administrativos da Casa. Com base na LAI, o Congresso em Foco requisitou a cópia de todos os boletins administrativos produzidos a partir de 2000 até hoje. O Senado respondeu que ainda estuda a viabilidade técnica para disponibilizar o conteúdo, mas não informou quando pretende concluir a análise. O site recorreu da resposta apresentada. A Casa ainda tem prazo para responder.
Deixe um comentário