Com suas retas e curvas envolventes, Brasília é patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco desde 1987. A cidade traçada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, entre outros grandes nomes, é palco permanente de inspiração para arquitetos e urbanistas de todo o planeta. É também a casa de duas jovens da área que têm colecionado milhares de seguidores no Instagram. No ar há dois anos, o perfil Ohlaemcasablog é seguido por mais de 60 mil pessoas, que acompanham diariamente as publicações feitas por Daniele Franco e Beatriz Venâncio, ambas de 24 anos.
A partir de fotos de ambientes de tirar o fôlego, elas apresentam espaços surpreendentes e inspiradores, dão dicas de decoração e apontam tendências e soluções arquitetônicas. Tudo em uma linguagem acessível a leigos. Um conjunto de imagens e informações que poderá ser visto, agora, no Congresso em Foco, com mais profundidade, no formato de coluna.
Leia também
A abertura de um espaço dedicado à arquitetura e à decoração de interiores faz parte da compromisso deste site em buscar a diversidade, seja por meio da pluralidade de opiniões, seja pelo cada vez mais variado cardápio de assuntos oferecidos, como política, direitos humanos, educação, economia, Brasília, telecomunicações, direitos trabalhistas e até gastronomia.
“Queremos contribuir com informações, ideias e novidades. Arte, funcionalidade e estética são aspectos fundamentais no cotidiano das pessoas”, diz Daniele. “Esperamos que o leitor fique informado sobre a pluralidade das vertentes arquitetônicas que existem, sobre detalhes construtivos importantes, e que consigam compreender arquitetura para se sentirem mais pertinentes ao espaço”, acrescenta Beatriz.
No artigo de estreia, as duas jovens arquitetas destacam quatro passos fundamentais a serem levados em conta por quem pretende contratar um(a) profissional(a) da área. O que fazer para não cair em ciladas e evitar dores de cabeça desnecessárias? Confira as dicas delas